domingo, 28 de agosto de 2011

A Influência dos Reis do Iê Iê Iê

Os Beatles foram os pioneiros em arranjos complexos e técnicas instrumentais avançadas, a mais influente e popular banda dos últimos tempos mudou os padrões de comportamento da década de 1960 e arrebanhou milhares de fãs de todas as idades. Paul, John, George e Ringo fizeram história com um rock de qualidade, espalhando seu estilo do interior do Rein Unido pelo mundo todo, mesmo depois de 30 anos de separação e morte de 2 integrantes.
                                                                                                                           
A banda mais famosa do momento chegou ao Brasil com o filme A Hard Day’s Night. O país, com a instalação da ditadura milita em 64, estava passando por uma instabilidade política. Logo, o primeiro compacto foi lançado, Please Please Me, no início do mesmo ano. O Cavern Club foi primeiro programa direcionado à banda no Brasil, apresentado na Rádio Mundial e influenciando em grandes proporções a juventude brasileira, houve certo aumento do gosto dos brasileiros pelo rock.
Com a grande receptividade, algumas novidades da banda já estavam sendo transmitidas pelo Jornal Hoje na Rede Globo valorizando e acrescentando uma dose de música estrangeira no cenário bossa-nova brasileiro. Com essas aparições na televisão e shows em clubes como The Cavern Club, a febre “beatlemania”  se espalhava em grande escala. Em 1964, com uma reforçada campanha publicitária, o carisma e a imagem inovadora da banda, o sucesso atravessou o atlântico. No ano seguinte tiveram 10 indicações ao Grammy.
 Com uma ingenuidade estética, o grupo influenciou em nível planetário o rock, os ideais da juventude, a revolução sexual, a contestação política e social, a liberação moral na segunda metade do século e a larga cultura mundial. “Sei lá. Uma das nossas qualidades é a capacidade que temos de intrigar as pessoas. Nós parecemos um pouco diferentes dos outros.” MCCARTNEY, 1963.

A partir de 1967, eles trocam a linha da docilidade e o idealismo juvenil que vinham seguindo, por uma atitude mais ligada à resistência em relação à atitude moral e política dos governos do pós-guerra, à experiência das drogas e a uma opinião mais crítica em relação a si mesmos, ao público e ao mundo. Nesse período foram criticados pela mídia. "Setenta e cinco por cento publicidade, vinte por cento corte de cabelo". BRAUN, 1967

Lançado em novembro de 1968, o famoso Álbum Branco entrou para o Guiness Book, como disco mais vendido nos EUA em uma semana (aproximadamente 2 milhões de cópias). A ironia que o álbum trazia junto das expressões sexuais, ligadas às imagens de guerra e religião criou um ambiente de vertigem e ainda realiza uma análise crítica e em tom de deboche da sociedade e a igreja. 

Não seria um exagero dizer que os Beatles são o maior paradigma da cultura dos anos 1960. Uma complexa síntese das inquietações e da criatividade do período e a inauguração de um modelo de juventude e de liberdade que, até hoje, não foi completamente superado. Além disso, e talvez este seja o seu maior feito, os quatro de Liverpool trataram a industrialização da arte com grande perspicácia. Souberam fazer grande arte e a transmitir em massa por meio de um processo crítico em relação aos seus próprios métodos e eficiente em produzir mudança e diferença. (FLORES, S.d.)


                                                         Vitória Lovat

3 comentários:

  1. gostei d+ do blog
    amo Beatles
    parabens!

    http://ministerioartecomdeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Interessante saber que os Beatles foram os primeiros a fazer música com arranjos complexos!
    sucesso no blog!
    www.yescabelo.com

    ResponderExcluir
  3. Realmente os Beatles foram a banda mais influente do século XX. Gosto muito da banda, apesar de ter uma relação de amor e ódio, pois no começo ela era muito boy band, como até citado no texto "Setenta e cinco por cento publicidade, vinte por cento corte de cabelo". Mas creio que, com o passar do tempo, os Beatles foram aos poucos se envolvendo com uma música diferenciada, nos presenteado com seus últimos e fabulosos álbuns, como o Sgt. Peppers, o White Album e o Revolver, entre outros.

    Enfim, excelente blog. :]

    ResponderExcluir