domingo, 25 de setembro de 2011

Musicalização Infantil

            A criança que tem acesso à experiência musical apresenta um equilíbrio emocional diferente das demais. A música trabalha diretamente com o interior da pessoa, oferecendo, de acordo com os estímulos dados pelo professor, uma maturidade emocional e recursos para se tornar um cidadão melhor.
Para educar, não se pode assustar as crianças, isso bloquearia a aceitação de aprender música, havendo uma rejeição natural. Aprender brincando é uma solução viável, trazer informações externas e do conhecimento e dia-a-dia dos alunos facilita a memorização, obtendo melhor atenção para aplicar o conteúdo de forma envolvente com o grupo.
A pedagoga Estela Cavaletti observa que em um tempo onde tudo se encontra pronto e é dispensado o trabalho de pensar, é satisfatório ver a realização da criança ao “produzir música” interferindo principalmente na construção psicomotora. Estela alerta ainda para que o estudo da música não seja sempre isolado, quando ela pode oferecer uma interação e desenvolvimento em grupo. “As crianças dessa geração estão sendo pouco investidas  nas relações interpessoais, na troca com o outro”, observa.
A musicalização contribui para um melhor desenvolvimento da criança
Professora e proprietária da Escola de Música DM, Débora Marcon, afirma que prefere trabalhar em grupo, sugere aulas particulares apenas para os alunos que apresentarem um dom, uma musicalidade diferente dos demais. As aulas particulares oferecem maior atenção aos problemas de cada um, o que não quer dizer que há grande diferença nos resultados. “O conteúdo oferecido é o mesmo, a diferença é como cada um absorve”, explica.
A diferença de idade exige uma diferente forma de apresentar a música. Alunos bastante jovens não questionam o que é apresentado, apenas absorvem a descoberta do universo sonoro, a diferenciação de ruído e som, grave ou agudo, por exemplo. Os adolescentes nem sempre aceitam o que é transmitido, questionando e esclarecendo dúvidas, fazem com que o professor recorra a um trabalho também teórico e mais objetivo. 
Todo o processo de musicalização deve ser aplicado por um profissional qualificado para isso. “Nem todo músico, pode ser um educador”, conclui a educadora e ressaltando ainda a importância de se trabalhar a música brasileira que oferece juntamente com ela uma grande carga de cultura desconhecida do nosso país.
Vitória Lovat

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