domingo, 11 de setembro de 2011

Abbey Road: da faixa de pedestres ao sucesso

O álbum dos Beatles que mais vendeu até hoje e um grande causador de polêmica foi Abbey Road. Produzido por George Martin e lançado em setembro de 69, Abbey Road, que era apenas o nome de uma movimentada rua de Londres e um estúdio de gravação localizado na mesma, se tornou um dos maiores discos de rock do universo musical.

Apesar ser o último disco gravado pela banda, foi o penúltimo a ser lançado. Let It Be, o penúltimo a ser gravado, foi lançado como o fim da carreira do quarteto de Liverpool. Apesar da crise que a banda passava e já com certa previsão do término, em Abbey Road, cada um deles cantou e tocou como jamais haviam feito em outros discos.   

Segundo dados da Revista Época, 2010, George Martin produziu e orquestrou junto com Geoff Emerick o disco que apresenta uma mistura de música clássica e progressiva, ainda levando algumas influências de blues e country. Neste álbum, a diferença dos demais trabalhos realizados e, o crescimento de cada músico é notável não só por quem acompanhava a banda de perto.

George Harrison, criticado pelas suas composições teve seu momento de Glória no lado B do LP. Lennon, que compareceu poucas vezes as gravações, ainda conseguiu destaque em Come Togheter e Because. Ringo, como Harrison, obteve do privilégio de ter o seu primeiro (e único) solo de bateria em um álbum da banda.

Abbey Road ficou no topo das paradas durante 18 semanas. O álbum termina com uma música de despedida (The End), onde cada um dos integrantes apresenta o solo de seu instrumento, não se sabe se foi uma final proposital à toda carreira, ou apenas à esse álbum.


A fotografia de capa mostra os caras mais famosos do mundo da música atravessando alinhadamente a faixa de pedestres. Seis fotos foram tiradas, o que demorou dez minutos para ser realizado, Lennon apenas queria “tirar a foto e sair logo dali, deveriamos estar gravando o disco e não posando pra fotos idiotas”. Paul escolheu a melhor delas para a capa, mais uma genial do músico. A faixa tornou-se ponto de fotografias e alguns atropelamentos para todos os apaixonados pela banda até os dias atuais.

Vitória Lovat

4 comentários:

  1. É, esta faixa realmente ficou tão famosa quando eles próprios. Adorei a postagem. Texto leve, descontraído e rico. Parabéns, Lovat!

    ResponderExcluir
  2. É a capa mais famosa d todos os tempos , um verdadeiro clássico dos clássicos .
    seguindo seu blog , dá uma passadinha no meu ?
    Se curtir segue ou comenta em algum post . um abração .
    http://fleonandthecity.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Como beatlemaníaca, tenho a legitimidade de falar que o Abbey Road é sem sombra de dúvida o melhor álbum do quarteto de Liverpool!

    http://www.papel40kg.com/

    ResponderExcluir
  4. Esse álbum é o melhor deles mesmo e essa capa então, sempre ficará gravada em nossas cabeças. Pena que hoje poucas pessoas valorizam o que aconteceu na história da música do nosso universo.

    ResponderExcluir